domingo, 30 de agosto de 2009

constantina.


Das extintas bandas de Belo Horizonte - Ana, Retórica, Moan e Filit – saíram os seis integrantes que formariam o Constantina. Se reuniram em 2003 para criar músicas instrumentais com sutis interferências eletrônicas, mas que ao longo de trajeto foram incorporadas de forma essencial a sua linguagem.

Seu primeiro disco homônimo, lançado no segundo semestre de 2005 e considerado pela mídia especializada como uma das grandes revelações do ano, faz-se com uma sonoridade maispost rock, calcado principalmente em sons de guitarras. O disco, produzido e lançado pelo selo da banda, La Petite Chambre, mostra cuidado também na linguagem estética da arte e capa.

Partindo para seu segundo álbum, lançado pelo selo paulistano Open Field e distribuído pela Peligro Discos, os meninos desconstroem uma nova sonoridade, mais enigmática e minimalista do que antes. O disco foi bem resenhado pelo jornal online português BodySpace aonde aparece com uma grande referencia da musica instrumental independente brasileira. Jaburu, como é nomeado este segundo trabalho, traz registros de musicas e momentos de puro experimentalismos e improvisos ocorridos durante a produção de seu primeiro CD.

Seguindo a linha do atual mercado fonográfico a banda mostra acompanhar o processo de desenvolvimento da mídias e lança seu terceiro disco de forma virtual e gratuita para o público. Gravado ao vivo no teatro do SESI da cidade histórica de Mariana/MG com o duo de Florianópolis Colorir, o disco traz uma forma não convencional de fazer música, na qual se espelha em fontes bem próximas da musica contemporânea, influenciada por acasos, improvisos e paisagens sonoras.

No inicio de 2008, agora com uma formação de quarteto e um constante desenvolvimento de sua linguagem e após várias experiencias em mini-tournées pelo o Brasil, incluindo São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Rio, a banda lança seu quarto registro, “¡Hola Amigos...!”, agora gravado em estúdio. Esse novo disco traz um registro de 4 belas musicas compostas e gravadas no decorrer do ano de 2007, ainda quando se apresentavam como sexteto. Solidificando cada vez mais sua singular sonoridade, o Constantina continua seu trabalho de aliar às musicas uma belo material gráfico

LINK :
http://hominiscanidae.blogspot.com/2009/07/constantina-hola-amigos-2008.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário